sexta-feira, 1 de junho de 2012

BIOLOGIA DA CONSTRUÇÃO "Você conhece sua Casa, Cuidado com sua Memória?"

VOCÊ CONHECE SUA CASA
"Cuidado com sua Memória"


O solo tem memória e seu habitat tem relação direta com ele e como será o estado de comportamento de seus moradores. Tudo o que pensamos e fazemos, as escolhas, os sentimentos, sejam bons ou ruins, são energias. (quem esta no comando!!!).


Tal espécie se auto titula "O homem que sabe", "O homem duas vezes sábio", " Homo sapiens sapiens" e, talvez justamente por isso, sua existencia seja coroado de tanta dicotomia, ambiguidade, incertezas, dúvidas e, principalmente, de dualidades ficitícias, como o bem  e mal, homem e mundo, espiríto e matéria, certo ou errado, real e fictício etc; a lista seria longa ou bem extensa.

A casa é ponto de contato com a terra, desse modo, é interessante pensar no chão como algo que conecte, ou reconecte os habitantes da casa à Terra, em vez isolá-los ainda mais do planeta, como se ele fosse sujo e impuro. Nas cidades grande, vemos crianças impedidas, por toda a infância, de tocar no solo por causa dos sapatos sempre presentes, casa extremamente disinfetadas, com pisos isolante e materiais de limpeza cada vez mais potentes.

Há um distanciamento dos parques e locais onde se pode ter um contato mais direto com a terra. Não nos surpreende o fato de que esta geração de crianças seja portadoras de tantas alergias e doenças crônicas, já que não tiveram a oportunidade de desenvolver seu sistema imunológico.

                           O resultado reflete nos ambientes, pessoas e situações.



O corpo é nossa primeira morada, a Casa é nossa extensão (nossa 3ª roupa). É ela que nos acolhe, protege e guarda nossa história. Da mesma forma que limpamos, nutrimos e cuidamos da vibração de nosso corpo, devemos estender esses cuidados e carinhos ao lar.

Mais que escolher o imóvel é enfeitá-lo com móveis e objetos, muitas vezes guiados apenas por modismos ou pura praticidade, a elaboração da atmosfera de um ambiente é importante porque reflete a personalidade de seu dono, dando pistas sobre seus gostos, estilo de vida, história e sonhos, vivemos nossos sonhos e da casa junto.(conectados em mesma frequência), e como desmembrar tais vivências e torná-la individual. Alguns comentam de carma, mas nosso espirito/corpo estão viciados ou programdos para estarem neste local! Voce já pensou nisso!!

O que esta debaixo de nós! São Materiais que Inrradiam mas beneficia alguns seres, será o NOSSO!

O Povo Celta 3000 A/c já se preocupavam com isso "Como Viver naquele LOCAL sem ficar Doente"

A GEO "Estuda a Terra, Seres Vivos acima dela e o Impacto da Construção na Saúde Humana e do Planeta"


Há quem acredite que, colocando cristais, sinos de vento, fontes, espelhos, instrumentos do Feng Shui, é possível atrair bons fluídos e equilíbrio para dentro de casa. Mas, é muito pouco, pois a personalidade de um ambiente vai alémO solo é um componente interessante junto com as energias artificiais, pequenos celebros(eletro-eletrônicos) e situações de trabalhos implantadas no solo . A persistência é conseguida dia após dia, não apenas com outras técnicas que amenizam , mas com pequenos atos de carinho e com muita energia boa .



Você, com certeza, já esteve em uma residência ou ambiente onde sentiu um profundo bem-estar e sensação de acolhimento, independente da beleza, luxo ou qualquer outro fator externo. Essa atmosfera gostosa, sem dúvida, era dada principalmente pelo estado energético do local e reflete nos moradores. Infelizmente, hoje em dia, é muito mais corriqueiro entrarmos em ambientes que nos oprimem ou nos dão a sensação de falta de paz e, às vezes, até de sujeira, mesmo que a casa esteja limpa. A vontade é ir embora!!!! rapidamente, ainda que sejamos bem tratados, isso pode ser considerado influências também do energias do espaço (solo, energias em suspensão (comunicações de rádio etc..) ou energia magnetica artificial de eletro-eletrônicos que é bem comum nos dias de hoje e sua facilidade de obte-los, tudo isso mexe com nossos atomos, causando uma cadeia de desequilibrio. 

Além de atrair bons fluídos para nosso lar, temos todas as condições de criá-los no interior do próprio ambiente. O conjunto de pensamentos, sentimentos, estado de espírito, condições físicas, anseios e intenções dos moradores fica impregnado no ambiente, criando o que se chama de egrégora.


O que poucos sabem é que as Paredes, Objetos e Atmosfera da casa Têm Memória (ou energia) que registram todos os acontecimentos do Local e estado de espírito de seus Moradores.( em GEO chamamos isso de assimilar energia com o qual ela reflete) Por isso, quando pensar na Saúde Energética de sua Casa, tome a iniciativa básica e vital de impregnar sua atmosfera com Atitudes, oque é o Terreno e todos seus componete junto com bons pensamentos  e atitudes saudáveis.

Evite concentração de eletro-eletrônicos no quarto de dormir seu sono terá mais vigor, afinal ficamos 8hs se abastacendo dessa energia local, e pensamos qual sua qualidade! e essa energia que abastecemos é o que refletimos pois somos antenas!!, A qualidade dessa energia vamos atrair mesma frequencia!!! Pode ser conflitos, brigas e discussões desnecessárias e infortúnios ou Situações de Paz, Saúde, otimo Relacionamento Social. Observe seu tom de voz: nada de gritos e formas agressivas de expressão. Não bata portas e tente assumir gestos harmoniosos, cuidando de seus objetos e entes queridos com carinho. (estamos atuando num Teatro Energético sem conciência e na frequência do Local).


Não pense mal dos outros. Pragas, nem pensar! Selecione muito bem as pessoas que vão freqüentar sua casa. Festas, brindes e comemorações alegres são bem-vindas porque trazem alegria e muita energia, mas cuidado com os excessos. Nada de bebedeiras e muito menos uso de drogas, que atraem más energias.


Apesar de um ambiente bonito,confortável e moderno, tais influências ali existe, o Planeta esta repleto Energias Variadas (A fisica e geologia comprovam tais fatos e precisamos apenas compreende-las e nos proteger), você nutre uma mágoa profunda ou mesmo um ódio forte por alguém, procure ajuda e começe à limpar essas energias densas de seu Habitat e Coração. Lembre-se que sua casa também pode estar contaminada.


O modermo não quer dizer Habitat Saudável, muitos materiais construtivos sintéticos  irradiam energias, tornando o espaço mais tóxico para Seres Vivos, Aprenda a fazer escolhas saudáveis e determine o que quer para sua vida e ambiente onde mora.  Saúde, alegria, amor, paz, prosperidade, amizades sínceras e beleza já estão bons para começar, não é mesmo?

Reflita sobre como Você vive em sua Casa  e torne-a SAUDÁVEL, Solo, Materiais Construtívos, Utensílios e Materiais de Manutenção e no que pensa, como anda seu humor e reclamações do seu dia-a-dia. Tudo isto interfere no seu astral,atitudes e resultados no dia à dia.

Genius loci Origem: é um termo latino que se refere ao "espírito do lugar", e é objeto de culto na religião romana. Segundo Sérvio, em Vergilii Aeneidos Commentarius ("Comentário à Eneida de Virgílio"), 5, 95, "nullus locus sine Genio" ("nenhum lugar é sem um Gênio").


A associação entre espírito e lugar originou-se talvez da assimilação do Gênio aos Lares, a partir da era de Augusto. Mas, de acordo com o Movimento Tradicional Romano, o Genius loci não se confunde com os Lares, que são os gênios (genii) do lugar que o homem possui ou por onde ele passa, enquanto o Genius loci é o gênio do lugar habitado e freqüentado pelo homem.

Transposição do conceito para a arquitetura Modernamente, genius loci tornou-se uma expressão adotada pela teoria da arquitetura para definir uma abordagem fenomenológica do ambiente e da interação entre lugar e identidade, tal como propõe Christian Norberg-Schulz.[1]


A expressão genius loci diz respeito, portanto, ao conjunto de características sócio-culturais, arquitetônicas, de linguagem, de hábitos, que caracterizam um lugar, um ambiente, uma cidade. Indica o "caráter" do lugar. O termo é utilizado por Aldo Rossi quando se refere à preocupação com o local e o entorno do terreno das suas futuras construções.



Consultoria e Projetos 
Arquitetura e Biologia da Construção
"Princípios da arquitetura saudável e biológica em projetos"

Welton Santos
espec. arquiteto e biólogo da construção
São Paulo - SP - Brasil






2 comentários:

Ana Maria disse...

Olá!
Adorei o seu texto!

E Verdade precisamos nos vigiar sempre, pois os nossos pensamentos podem ser o nosso maior inimigo.

Atenciosamente,

Ana Maria

Arquitetura & Biologia da Construção disse...

Olá Ana, sim !! orai e vigiai!!!, o pensamento é guiado pelo que vemos e algumas situações que não associamos, requer atenção, tudo esta em nossa frente é questão de sabermos vê-las sem usar a razão.